História

É fundada a Sociedade Comercial Luso-Italiana, Lda., que se dedica, inicialmente, à representação e comercialização de torneiras e de outros artigos de marcas italianas.

Com o objetivo de diversificar a oferta de produtos no setor metalúrgico, nomeadamente, esquentadores, caldeiras e outros produtos similares, a Sociedade Comercial Luso-Italiana inicia a sua atividade produtiva.

A Metalúrgica Luso-Italiana (MLI) cria a marca própria de torneiras Zenite, de conceção, componentes, design e fabrico integralmente portugueses, adquirindo, rapidamente, notoriedade e prestígio nos mercados nacional e internacional, nomeadamente nas ex-colónias.

Dando resposta à instabilidade económica resultante das alterações políticas da época, a MLI adquire a Metalúrgica Luso-Alemã (MLA), sediada em Vila Nova de Gaia e sua concorrente directa no fabrico de torneiras, detentora da marca HEI. Com esta aquisição, constitui-se o Grupo das Metalúrgicas Luso-Italiana e Luso-Alemã.

Numa importante reestruturação do Grupo MLI / MLA, o Grupo José de Mello, através da Lisnave, torna-se accionista principal e maioritário, optando por concentrar a produção nas instalações da MLI, em Lisboa. Esta passa a assegurar a produção de ambas as marcas (Zenite e HEI). Anos mais tarde, é realizada a fusão da MLA por incorporação na MLI.

A MLI é adquirida por António Frade Saraiva (atual Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal). 

São inauguradas as novas instalações do Grupo em Arruda dos Vinhos, para garantir uma melhor gestão e qualidade no processo de produção estruturado por setores, mantendo-se em funcionamento até aos dias de hoje.

O Grupo Bel S.A., através da sua empresa Futurete- Indústria de Máquinas de Café, Lda, adquire a MLI, reforçando a sua presença no setor da metalúrgica e revigorando a marca Zenite.

Voltar ao topo